terça-feira, 19 de outubro de 2010

HIDROGÊNIO

HIDROGÊNIO  – O COMBUSTÍVEL DO FUTURO

O hidrogênio  é o elemento mais abundante no universo (75%) e também o terceiro elemento mais presente na Terra. É incolor e inodoro.

Este elemento tem excelentes propriedades tanto como combustível (Um quilo de hidrogênio  possui aproximadamente a mesma energia que 3,5 litros de petróleo ou 2,1 quilos de gás natural ou 2,8 quilos de gasolina.) quanto como transmissor de energia. Pode ser obtido por múltiplas formas bastante eficazes: por electrólise da água; por reforma de álcool e hidrocarbonetos (metanol, etanol, metano, gás natural e outros), etc. Assim, é considerado por muitos o ‘’combustível ideal’’.


Quando combinado com uma célula de combustível, o hidrogênio  oferece uma produção de electricidade silenciosa e de alta eficácia. Mais significativo é que se poderia abrir o caminho para uma energia sem emissões em toda parte, de casas até carros. Nenhuma tecnologia isolada oferece oportunidades tão amplas.

O Hidrogênio , quando produzido por fontes de energia renováveis, a sua utilização através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reacção água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, monóxido de carbono, dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas, problemas respiratórios e pelo aquecimento global do planeta.

Sendo assim, o hidrogênio  tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a actual economia baseada nos combustíveis fosseis. Para que isto seja possível terá que se criar as seguintes infra-estruturas:


  • Produção de Hidrogênio ;
  • Armazenamento / transporte / distribuição do Hidrogênio ;
  • Utilização final do Hidrogênio .

ARMAZENAMENTO DO HIDROGÊNIO


Os principais sistemas de armazenagem de hidrogênio são:

  • Reservatórios de gás comprimido
  • Reservatórios para hidrogênio  líquido
  • Hidretos metálicos (alta e baixa temperatura)
  • Absorção de gás em sólidos
  • Micro-esferas



Vantagens do hidrogênio

1 - Veículos movidos a hidrogênio  não terão motor a combustão. Os motores serão eléctricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.

2 - O processo de geração de energia é descentralizado. Não será necessário construir hidroeléctricas gigantescas. O hidrogênio  pode ser produzido a partir de várias fontes: água, combustíveis fósseis e biomassa. Essa produção pode ainda ser feita com o aproveitamento da energia solar ou eólica.

3 - Fonte renovável, inesgotável e não poluente. A produção de energia pode ser realizada em qualquer lugar.

4 - A geração de energia por meio de pilhas a combustível é pelo menos duas vezes mais eficaz do que a obtida pelos processos tradicionais.


O Hidrogênio  na indústria automóvel


"Os países ocidentais precisam de uma energia que nos liberte da dependência do petróleo", afirmam entendidos, antevendo que "nos próximos anos vai-se acelerar a revolução no sector energético com a adopção da pilha de hidrogênio ".

Na verdade, os grandes construtores automóveis mundiais estão a investir em força no desenvolvimento de protótipos com motores híbridos, que funcionam com combustíveis fósseis (gasolina, gasóleo ou gás natural) e com hidrogênio . Em Novembro, o consórcio Clean Energy Partnership (CEP), formado pelos grupos automóveis BMW, DaimlerChrysler e General Motors/Opel e pelas energéticas BVG, Hydro/GHW, Linde e Vattenfall Europe, inaugurou em Berlim o primeiro posto de abastecimento de hidrogênio .

A BMW chegou a dizer na altura que, em 2010, será possível circular só com hidrogênio , mostrando-se esperançada que até lá todas as grandes cidades europeias tenham postos de abastecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário